Pedagógico

    Educação Infantil

    “Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional. A entrada na creche ou na pré-escola significa, na maioria das vezes, a primeira separação das crianças dos seus vínculos afetivos familiares para se incorporarem a uma situação de socialização estruturada.”

    BNCC- Base Nacional Comum Curricular (2018)

    A metodologia utilizada para o desenvolvimento do currículo da Educação Infantil do Castelinho é a de projetos, baseada na proposta construtivista da aprendizagem, utilizando a teoria sócio-interacionista cujo objetivo é levar a criança a construir o seu próprio conhecimento através da exploração do seu corpo, dos objetos, do espaço onde está inserida e das relações com o outro.

    O conhecimento é construído e concretizado progressivamente. Nessa esfera o professor age como alguém que conduz a criança ao aprendizado. Seu papel é ativo em sala de aula – não como o detentor e o transmissor de conhecimentos, mas como mediador e estimulador da aprendizagem.

    A criança aprende identificando-se, imitando, brincando, fazendo analogias, opondo-se, codificando e decodificando símbolos e seus significados, sempre num ambiente social que preza a construção do conhecimento e que valoriza o seu próprio saber.

    Uma das mais importantes diretrizes do trabalho realizado na Educação Infantil é o desenvolvimento da autonomia da criança. Levando em consideração o estágio de seu desenvolvimento biopsicossocial, vamos ensinando às crianças a assumirem novas responsabilidades e a lidarem com situações que favoreçam o seu crescimento.

    Pendurar a própria mochila no gancho, cuidar dos seus objetos pessoais, entregar bilhetes da família para a professora, relacionar-se com outras crianças e adultos, cuidar da higiene pessoal, pedir ajuda para tarefas mais complexas, escolher um livro na Brinquedoteca e/ ou cantinho da leitura. São essas as situações cotidianas vivenciadas pela criança, junto com os professores, no espaço escolar, e a família, em casa, que vão atuar como mediadores, e não como aqueles que fazem pela criança.

    Material didático

    A Educação Infantil utiliza a coleção “MONTE REMONTE”, do Sistema Dom Bosco de Ensino by Pearson, que está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. O Material é composto por jogos, brincadeiras, teatro, música, dança e muitas histórias, os materiais da coleção estimulam e facilitam o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. Trata-se de uma proposta de ensino diferenciada, que desperta o mundo de fantasia das crianças, e ainda as diverte.

    O livro trabalha as disciplinas de forma integrada, isto significa que não trataremos as áreas de conhecimentos de forma separada (Música, Artes Visuais, Movimento, Linguagem oral e escrita, Matemática, Natureza e Sociedade). A coleção é composta pelo Livro Integrado, pelo material Para Casa, um Caderno de Projetos e um de Datas Comemorativas.

    Anos Iniciais do EF (1º e 2º Ano)

    Um momento fundamental para desenvolver o conhecimento e, ao mesmo tempo, descobrir um mundo de coisas novas.

    A proposta para os anos iniciais do Ensino Fundamental busca o trabalho em grupo, a solução colaborativa de situações-problema e a promoção da criatividade para, dessa forma, melhorar a capacidade de decisão e apreensão de conteúdos. Com isso, os alunos são capazes de articular saberes, vivências e ambientes, levando em conta seu próprio cotidiano.

    As crianças possuem uma natureza singular, através das interações que estabelecem com as pessoas e com o meio que as circundam, revelam o seu esforço para compreender o mundo em que vivem e por meio das brincadeiras revelam as condições de vida a que estão submetidas, seus anseios e desejos.

    O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.

    Nosso compromisso pedagógico é adequar os conteúdos a participação ativa e crítica da criança. Acreditamos em um processo de aprendizagem significativo que requer da criança intensa participação, estabelecendo relações entre o que já conhece e o que é novo.

    Para alcançar esse objetivo quatro conceitos norteiam nosso trabalho:

    Adaptação: Aprender a se relacionar, exige estar aberto às novas situações vivenciadas pelos participantes e esse processo permanece em todo o ano letivo, em contínua transformação.

    Rotina: Obedecer a uma rotina com o grupo é um exercício disciplinar e representa a base para o professor exercer o plano pedagógico.

    Limites: É preciso estabelecer limites para a criança perceber que o mundo não é só dela e para a boa convivência é preciso dividir.

    Brincar/Lúdico: O ato de brincar envolve emoções, tensões, dificuldades, descobertas e desafios. Aprender brincando, utilizando fantoches e livros, faz com que a criança aumente sua capacidade de produzir significados e resolver problemas.

    Material didático

    Os alunos do 1º ao 2ºano do Ensino Fundamental irão utilizar o material do Sistema Dom Bosco, trazendo uma linha metodológica que será usada em todas as séries.

    Foco no letramento e na interdisciplinaridade; incentiva a prática, autonomia e a busca de soluções.

    Disciplinas estudadas ao longo do ano: Português: Sintaxe /ortografia, Português Produção textual, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, Recreação, Artes e Valores e Princípios.

    Livro: VALORES E PRINCÍPIOS  –  A busca da educação voltada para valores está presente em todos os lugares por onde passamos: praças, ruas, lojas, supermercados, escolas. A escola, como espaço social destinado à construção de conhecimentos histórico-científicos, pauta-se em valores humanos. É um ambiente que acolhe, reconhece e valoriza o indivíduo; incentiva as boas atitudes; interfere positivamente na sociedade mediante ação transformadora.


    Parceiros

    Instale o nosso aplicativo